Relação entre Coronavírus e conjuntivite

Estudos da Academia Americana de Oftalmologia apontam que o novo coronavírus pode ser contraído através do contato de gotículas de saliva de um doente com as mucosas do nariz, boca e olhos de outra pessoa.

Em caso de contaminação via ocular, além dos sintomas gerais, o paciente pode desenvolver um quadro de conjuntivite ( irritação, vermelhidão, lacrimejamento e inchaço ocular), com necessidade de atendimento oftálmico de urgência.

Dessa forma, são fundamentais algumas medidas de prevenção à Covid-19:
Higienizar as mãos com frequência, seguindo as recomendações das autoridades de saúde.

Não esfregar os olhos, nem tocar a boca e o nariz.

Somente usar colírio com prescrição médica e com as mãos higienizadas.

Evitar o uso de lentes de contato, pois, ao tocar os olhos para manuseá-las, aumenta a susceptibilidade a infecções. Caso necessite usá-las, é importante higienizar as mãos antes de manuseá-las, guardá-las em estojo adequadamente higienizado e retirá-las antes de dormir.

Higienizar os óculos com água e sabão, várias vezes ao dia. Deve-se evitar o uso de flanela, pois o vírus pode ficar alojado no tecido por algum tempo. Também, não deve ser usado álcool, pois pode danificar a armação e o revestimento das lentes.

Adotar medidas gerais de proteção: evitar sair de casa; manter os cômodos higienizados e ventilados; não compartilhar objetos pessoais; reduzir (dentro do possível) beijos e abraços, mesmo em familiares, já que podem estar assintomáticos.

Faça sua parte!

Tudo vai passar!

Que Deus nos proteja!

#saúde#saúdeocular#olhos#visão#oftalmologia#checkupoftalmologia#clinicacetaoficial#combatecoronavírus#covid19#fiqueemcasa